quinta-feira, 22 de julho de 2010

MÁ-HORA

O que se segue corresponde ao trabalho realizado no decurso das "oficinas de escrita narrativa" com Mário de Carvalho, no último trimestre de 2004, não reflectindo nem o resultado da apreciação então efectuada por Mário de Carvalho nem as alterações que sofreria se fosse hoje reescrito.


Observação prévia

Trata-se do primeiro esboço de um conto.
O contado não aconteceu.


MÁ-HORA

Cátia Vanessa acabara de receber a correspondência desse dia, trazida por João Pedro, o jovem carteiro que, excepto quando não estava ninguém, a entregava pessoalmente. Teriam sensivelmente a mesma idade e, embora as palavras trocadas fossem normalmente poucas e de circunstância, ambos gostavam daquele encontro matinal, tantas vezes repetido. Cátia Vanessa, que ainda estava sozinha no escritório, sentou-se à secretária, cruzou as pernas (por que razão as mulheres cruzam mais as pernas quando usam mini-saia?), colocou os sobrescritos do seu lado esquerdo, e, no lado direito, a agenda, aberta. De quando em vez, olhava pela janela à sua esquerda e via João Pedro a bater porta a porta até ao fim da rua. Começou por abrir, como era hábito, a correspondência dos tribunais, e, simultaneamente, viu-se, menina, na terra natal, batendo às portas e pedindo: "Bolinhos, bolinhos, à porta dos santinhos". Seria por estarmos perto do dia 1 de Novembro? - ainda ontem lera, na sala de espera do escritório, uma reportagem sobre a noite das bruxas. Acendeu um cigarro e leu a notificação do 3º Juízo Criminal de Lisboa: nomeação oficiosa como defensora do arguido, acusação e data do julgamento. Ainda antes de acabar a leitura de toda a correspondência, toca o telefone.
Cátia Vanessa atendeu: "Ricardo Rodrigues & Associados , bom dia."
- Sou eu, cheguei agora ao escritório. - Era o namorado recente, também advogado estagiário.
- Sabes? - disse ela. - Recebi agora uma oficiosa. Um caso de atentado ao pudor. Um preto com uma menina de 3 anos. Achas que devia pedir escusa? Vou defender um preto violador?
- Vais lá, pedes justiça e recolhes a assinatura. - respondeu ele. - Qual é o juízo? - perguntou ainda.
- É o 3º.
- Olha, então aproveita e vê se consegues recolher mais do que uma. O juiz é porreiraço, normalmente faz logo uma série delas.
- Mas... e se o preto aparece aqui no escritório?
- O quê? Ele não está preso?
-Não, tem só apresentações periódicas.
- Não te preocupes. Ele nem no tribunal vai aparecer, quanto mais aí.
- Sabes? Ainda por cima a miúda estava-lhe confiada. A mãe foi para o estrangeiro e deixou os quatro filhos com o companheiro.
- Olha, contas-me logo o resto. Agora não tenho tempo. - disse Bruno, assustado perante a iminência da audição de todos os pormenores da acusação, glosados e comentados.
- Prontos, tá bem. - reagiu, levemente irritada, Cátia Vanessa. - Foste tu que ligaste. - acrescentou.
- Amor. - retorquiu ele. - Eu quero ouvir-te com disponibilidade, e, até ao fim do dia de hoje, tenho de analisar a legislação e a jurisprudência comunitárias sobre concorrência e aquisições e fusões de empresas para dar um parecer ao meu patrono.
- Tá bem. - assentiu ela. - Até logo. Se te atrasares telefona. Beijinhos.
- Beijinhos. - retribuiu ele.
Alguns dias mais tarde, quando articulava os factos de um acidente de viação, Cátia Vanessa foi interrompida pela secretária do patrono: "Dra. Cátia: chegou um cliente para si. Não estava marcado. É um oficioso. Mandei-o entrar para o gabinete do Dr. Ricardo. É melhor ir rápido, se não daqui a pouco não consegue lá entrar - é um cheiro a catinga, que não se pode."
Cátia Vanessa ficou preocupada, tensa, mas procurou agir, e até sentir-se, como se não o estivesse (desconhecendo a enorme diferença entre estar e estar como se estivesse ou entre ser e ser como se fosse ou entre sentir e sentir como se sentisse). Enquanto percorria o corredor em direcção ao gabinete, questionou-se ("como será ele?"), esticou a mini-saia e abotoou mais dois botões da camisa.

(continua)

Sem comentários:

Enviar um comentário